PRESSE


O PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar promovido pela ARS Norte, I.P., inserido na área funcional de Promoção e Proteção da Saúde do Departamento de Saúde Pública. O PRESSE apoia a implementação da educação sexual nas escolas de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo um trabalho conjunto entre profissionais de saúde escolar e professores. É um programa implementado em escolas públicas e privadas da região Norte, em parceria com a DGEstE Norte inserido nos projetos educativos dos currículos das escolas. O PRESSE assenta na metodologia de projeto e na intervenção interdisciplinar. É um programa ímpar, com marca registada, cujas características de diferenciação são a estrutura e a sustentabilidade bem como o apoio permanente aos profissionais de saúde e educação que o aplicam.

Finalidades

População-alvo

O  PRESSE tem como população-alvo alunos e professores do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, envolvendo também pais, encarregados de educação, pessoal não docente e restante comunidade possuindo todos estes atores um papel ativo no desenvolvimento deste programa.

Medidas de Intervenção

O PRESSE apresenta-se como uma resposta facilitadora de todo o processo de implementação da Educação Sexual através das seguintes medidas de intervenção definidas regionalmente e aplicadas localmente:


A Educação Sexual integra as componentes prioritárias da Educação para a Saúde em Saúde Escolar. O PRESSE preconiza um modelo abrangente para o desenvolvimento curricular em Educação Sexual, envolvendo diversos conteúdos.

O PRESSE privilegia os professores enquanto dinamizadores das sessões com alunos, com a participação ativa destes, através de metodologias ativas e participativas em educação sexual. As sessões PRESSE são estruturadas de acordo com objetivos e conteúdos previstos para os diferentes níveis de ensino.

Produção, implementação, monitorização e avaliação

Entendendo a Educação Sexual como uma importante dimensão da promoção e proteção da saúde e do processo global de educação, o Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P., dispõe de um grupo de trabalho multidisciplinar com formação e experiência relevantes nesta área que estrutura, produz, executa, monitoriza, avalia e apoia a implementação do PRESSE. 

Constituição do gt-PRESSE

Maria da Paz Amorim Luís

ARS Norte, I.P. Departamento de Saúde Pública

Susana Carvalho de Sousa

ARS Norte, I.P. Departamento de Saúde Pública

O trabalho desenvolvido pelo gt-PRESSE consiste em:

Prémio/ reconhecimento

O PRESSE foi galardoado, em cerimónia decorrida em Singapura, com o Primeiro Prémio de Excelência e Inovação em Educação Sexual, pela Associação Mundial de Saúde Sexual (WAS), após candidatura à categoria de programa governamental.

Modelo de operacionalização 

Três fases de implementação: modelo em cascata

Adesão ao PRESSE

Submissão de candidatura on-line através do site: www.presse.com.pt (no ano letivo anterior), mediante a articulação prévia entre a Equipa de Saúde Escolar e a Escola.

1ª Fase: Formação das equipas PRESSE ministrada pelo gt -PRESSE 

2ª Fase: Replicação da formação PRESSE junto dos professores PRESSE ministrada pela e-PRESSE 

3ª Fase: Aplicação do PRESSE junto dos alunos pelos professores PRESSE