«Mannequin Challenge :: Luta Contra a Sida»

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA :: 1 DEZ 2016
COMEMORAÇÃO :: 28 NOV – 9 DEZ



«Mannequin Challenge :: Luta Contra a Sida» é o nome da nova atividade proposta pelo PRESSE para a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, no âmbito da sua medida Iniciativas de Complemento Curricular. Trata-se de mais uma atividade de fácil operacionalização que não carece de meios excecionais. Além de estar acessível a todas as escolas e a todos os ciclos, é apelativa para os alunos que deixarão uma marca ativa sobre a temática, podendo gerar igualmente impacto na comunidade.

Mannequin Challenge ou desafio manequim :: É um tipo de vídeo em que todos os personagens se encontram como que paralisados, imobilizados em posições mais ou menos naturais. Enquanto isso alguém de câmara/telemóvel na mão caminha entre eles, dá uma incrível sensação de profundidade, como se aquela realidade fosse afinal mais uma das encenações criadas pelo museu de cera. Algumas das celebridades nacionais e internacionais aderiram a este desafio da internet, nomeadamente a seleção Portuguesa e vários meios de comunicação nacionais.

Mannequin Challenge + Luta Contra a Sida :: Reconhecendo a força da imagem digital enquanto forma de expressão social na atualidade, e o sucesso conseguido em ICC de anos anteriores, o PRESSE continua a lançar desafios de produção de vídeo(s) para assinalar mensagens dos alunos (e outros elementos da comunidade escolar) sobre aspetos socialmente preocupantes ligados à problemática VIH e SIDA. Neste ano, a ideia consiste em registar imagens dos alunos/ professores/ assistentes operacionais ou outros elementos da comunidade escolar, paralisados/ imobilizados representando «acontecimentos/cenas» ou emitindo mensagens em torno de tópicos ligado ao VHI/Sida, tais como prevenção, informação, diversidade, proteção, responsabilidade, tolerância, consciencialização, estigma, preconceito e discriminação. O vídeo não tem, necessariamente, que causar impacto pelo drama, pode ter até um tom divertido ou humorístico.

A operacionalização é simples. Na prática, a atividade é desenvolvida em dois momentos:

1. Preparação do vídeo: é feita a apresentação da efeméride à turma (ou grupo de alunos), seguida de uma reflexão sobre a problemática, explicação da iniciativa, e decisão coletiva da (s) cena(s) que irão ser representadas(s) no(s) vídeo(s), bem como da frase de finalização (que deverá ser criativa, apelativa e reflexiva).

2. Realização do vídeo: antes de iniciar a gravação, o professor prepara os participantes. Toda as pessoas que aparecem no vídeo deverão estar estáticas. O vídeo pode finalizar com a frase composta no primeiro momento, editada no vídeo ou escrita numa folha de papel apresentada por um aluno. Por fim conclui-se com o logótipo do PRESSE.

Notas importantes: 

A captura das imagens deverá ficar a cargo de um professor ou de outro profissional da instituição, com supervisão de um professor. A participação é voluntária. É necessário assegurar a autorização dos encarregados de educação para a recolha das imagens dos alunos. A não ser possível, os alunos poderão participar de costas para não se reconhecer o rosto. No caso específico das crianças do 1º ciclo, a abordagem à temática deverá ser mais indireta do que nos restantes ciclos. São objetivos para este ciclo valorizar a igualdade, promover a integração social, valorizar as relações afetivas dentro do grupo de pares, e ajudar e respeitar as pessoas na sua diversidade. A iniciativa pretende ser o mais inclusiva possível, deverão ser envolvidas igualmente crianças com necessidades especiais.

O acompanhamento e supervisão desta iniciativa por um docente formado em PRESSE é imprescindível!

Sugestão: Antes de iniciar a iniciativa faça uma breve pesquisa na internet e visualize alguns vídeos Mannequin Challenge que possam servir de referência à produção da sua escola.

Exibição dos vídeos

Este ano, o gt-PRESSE vai destacar um dos melhores vídeos produzidos na ICC PRESSE dinamizada no ano letivo anterior.

Os melhores vídeos produzidos este ano, enviados por correio eletrónico para presse@presse.com.pt, com conhecimento do Gestor PRESSE Local, também poderão vir a ser exibidos nas páginas oficiais do programa. Também a nível PRESSE local, poderá ser interessante apresentar os vídeos à população em écrans situados em locais estratégicos ou em outros meios de comunicação.

 
Boa iniciativa PRESSE!